PÁGINA PRINCIPAL

         

 
CONSULTÓRIO BÍBLICO E TEOLÓGICO

Pergunta Nº 11 - Como foi a ENCARNAÇÃO do Senhor JESUS?

 

Bispo Sebastião Elias

 

Bispo Elias, Como foi a ENCARNAÇÃO do Senhor JESUS? (Jamile)

Resposta: Querida Jamile, foi assim:

O Filho de Deus tornou-se filho do homem, milagre que trouxe ao mundo “O segundo homem”,Adão o “Senhor do céu.” (1Cor.15.47.) O Filho de Deus veio ao mundo como Filho do homem sendo concebido no ventre de Maria pelo Espírito Santo, e não por um pai humano. Isto foi a encarnação!

Visto que Jesus Cristo é Deus e homem, é evidente que Deus, de alguma maneira, é homem também. Agora, como é que Deus é homem? Está claro que ele nem sempre foi homem, porque o homem não é eterno, mas Deus o é. Em um certo tempo, portanto, Deus se fez homem tomando a natureza humana. Que queremos dizer com a expressão “Tomar a natureza humana”? Queremos dizer que o Filho de Deus, permanecendo Deus, tomou outra natureza, a saber, a do homem, e a uniu de tal maneira com a sua, que constituiu uma Pessoa, Jesus-Cristo

A encarnação, portanto, significa que o filho de Deus, verdadeiro Deus desde toda a eternidade, no curso do tempo se fez verdadeiro homem também, em uma Pessoa, Jesus Cristo, constituída de duas naturezas, a humana e a divina. Isso, naturalmente é um mistério. Não podemos compreende-lo, Há mistério em toda parte. Não podemos compreender como a erva e a água, que alimentam o gado, se transforma em carne e sangue. Uma análise química do leite não demonstra conter ele nenhum ingrediente de sangue, entretanto, o leite materno se torna em sangue e carne da criança. Nem a própria mãe sabe como no seu corpo se produz o leite que dá a seu filho. Tomaz de Aquino, considerando a encarnação, não do ponto de vista da união das duas naturezas, concebe-a como partindo da união de uma pessoa da trindade com a natureza humana, que por esse fato ficou personalizada. Observou ele que não foi à natureza divina que diretamente se uniu á humana, porque consta de toda a Trindade e não só do Filho. Resulta desta observação que foi uma pessoa, representante da natureza divina, que se encarnou, e não a mesma natureza; e também que a natureza humana não se uniu diretamente com a divina, mas mediante o seu elemento pessoal individualizado pelo Espírito Santo no ventre da Virgem. A encarnação assim teria sido uma união hipostática ou de pessoa e não de naturezas.

A luz que essa idéia lança no mistério da encarnação ajuda a compreender o fato admirável de Jesus se comportar como uma pessoa única mas que tinha atributos humanos e divinos. “O Redentor dos escolhidos de Deus, é o Senhor Jesus Cristo que, sendo o eterno Filho de Deus, se fez homem e assim foi e continua a ser Deus e homem em duas natureza distintas, e uma só pessoa para sempre”.

Home  |  Voltar

ESPAÇO DA

FAMÍLIA

» Saiba Mais   

Menu de Navegação

Home        |        Quem Somos        |        Estudos Bíblicos        |        Bíblia Online        |        Pedido de Oração        |        Entre em Contato

 

Palavra Pré Existente

Site: www.palavrapreexistente.com.br

Telefone: + 55 (71) 3016-9400

E-mail: contato@palavrapreexistente.com.br

WEBSID Internet

Acesso Restrito | Webmail