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CONSULTÓRIO BÍBLICO E TEOLÓGICO

Pergunta Nº 20 - O que é predestinação, é uma doutrina bíblica?

 

Bispo Sebastião Elias

 

Consultório Bíblico Teológico

Bispo Elias,

" O que é predestinação, é uma doutrina bíblica?"
Caitano Gomes Almeida –Salvador-Ba. (segundo semestre Teologia. UCSAL)


Prezado Caitano, muito obrigado por acessar o nosso Site.

Resposta:

a) Predestinação é a doutrina bíblica de que Deus, em sua soberania, escolhe certas pessoas para serem salvas.
b) É uma doutrina bíblica sim.Vejamos abaixo:

1- Romanos 8.29-30 nos diz: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.”
 

2- Efésios 1.5 e 11: “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade... Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.”
Muitas pessoas têm forte hostilidade à doutrina da predestinação. Entretanto, a predestinação é uma doutrina bíblica. O segredo é compreender, biblicamente, o que significa. As palavras traduzidas como “predestinou”/ “predestinados” nas Escrituras citadas acima vêm da palavra grega “proorizo”, que tem o significado de “anteriormente determinado”, “predestinar”, “decidir de antemão”. Então, predestinação é Deus determinando antes, o acontecimento de certas coisas. E o que Deus determinou antes que acontecesse? De acordo com Romanos 8:29-30, Deus pré-determinou que certas pessoas estariam em conformidade com a imagem de Seu filho, sendo chamadas, justificadas e glorificadas. Essencialmente, Deus predetermina que certas pessoas sejam salvas. Várias Escrituras se referem aos crentes em Cristo como sendo escolhidos faça o propósito de ler todos os textos abaixo. (Mateus 24.22, 31; Marcos 13.20, 27; Romanos 8.33; 9.11; 11.5-7,28; Efésios 1.11; Colossenses 3.12; I Tessalonicenses 1.4; II Timóteo 2.10; Tito 1.1; I Pedro 1.1-2; 2.9; II Pedro 1.10). Repetimos:
Predestinação é a doutrina bíblica de que Deus, em sua soberania, escolhe certas pessoas para serem salvas.

A objeção mais comum à doutrina
da predestinação é que ela não é justa. Por que Deus escolheria certas pessoas e não outras? É importante lembrar que ninguém merece ser salvo. Todos nós pecamos e como resultado (Rm 3.23) todos merecemos a punição eterna (Rm 6.23)., Deus seria perfeitamente justo em permitir que todos nós passássemos a eternidade no inferno. Entretanto, Deus escolhe salvar alguns de nós. Ele não está sendo injusto com aqueles que não forem escolhidos porque eles estão recebendo aquilo que merecem. Ao escolher ter compaixão de alguns, Deus não está sendo injusto com os outros. Ninguém merece nada de Deus: por isto, ninguém pode protestar se não receber nada de Deus. Ilustrando: Se eu desse dinheiro a 10 pessoas em um grupo de 30. As 20 pessoas que não recebessem dinheiro ficariam aborrecidas? Provavelmente sim.Mas elas têm o direito de se aborrecerem? Claro que não. Por quê? Porque eu não devia dinheiro a nenhuma delas. Eu simplesmente decidi ser generoso com algumas.
 

Outra objeção:
Se Deus escolhe quem é salvo, isto não enfraquece nosso livre arbítrio para escolher e crer em Cristo?
A Bíblia diz que devemos escolher: tudo o que temos a fazer é crer no Senhor Jesus Cristo e seremos salvos (João 3.16;Romanos 10.9-10) A Bíblia nunca descreve Deus rejeitando quem Nele crê ou mandando de volta alguém que O busque (Deuteronômio 4.29). De algum jeito, no mistério de Deus, a predestinação trabalha de mãos dadas com a pessoa sendo atraída por Deus (João 6.44) e crendo na salvação (Romanos 1:16). Deus predestina quem será salvo, e devemos escolher a Cristo para sermos salvos. Os dois fatos são igualmente verdadeiros. Romanos 11.33 proclama: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”

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