PÁGINA PRINCIPAL

         

 
CONSULTÓRIO BÍBLICO E TEOLÓGICO

Pergunta Nº 21 - Onde encontro na Bíblia a situação das pessoas que morrem e aguardam a volta do Senhor Jesus?

 

Bispo Sebastião Elias

 

Onde encontro na Bíblia a situação das pessoas que morrem e aguardam a volta do Senhor Jesus?

(Pergunta de: Maria José - Carangola, MG); Abigail - Poços de Caldas, MG)

Resposta


Queridas, obrigado por acessar o nosso Site.

As pessoas são propriedade exclusiva de Deus. Ele as criou e elas são Dele. A Bíblia diz que quando uma pessoa morre, seu espírito volta a Deus. “o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Ec 12. 7).

A morte finaliza o destino das pessoas. Todos morrerão, salvos e perdidos. Ninguém morre com seu destino eterno indefinido. A morte é o toque final da trombeta na vida de cada um de nós. “...aos homens (seres humanos) está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, (Hebreus 9.27.)

Morremos uma só vez e depois disso enfrentaremos o juízo. O “juízo” é um julgamento que separa salvos e perdidos após sua morte. Esse juízo de Deus separa os salvos e os condenados para os seus devidos lugares: Paraíso ou inferno. Os salvos,no momento da morte irão ficar ao lado do seu salvador, conforme Suas palavras de Jesus ao ladrão arrependido na cruz:”...hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23.43) A Bíblia não nos autoriza a pensar que o espírito fica dormindo aguardando a Segunda volta de Jesus Cristo ou em um lugar intermediário. O nosso espírito fica consciente após a morte e aguarda o cumprimento de toda a palavra de Deus na volta de Jesus Cristo
(os perdidos aguardam no inferno e os salvos no paraiso). Alguns dos textos que nos indicam essa realidade, é o que mostra o ladrão que se arrependeu ao lado de Jesus na cruz. Jesus lhe respondeu: "Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso"(Lc 23.43 NVI)

Observe que Jesus lhe assegura que, após morrer, já se apossaria do paraíso, sem lugares intermediários.                                  Outro texto que apóia essa realidade é a historia que Jesus contou a respeito do rico e do mendigo de nome Lázaro. O rico morreu e foi para o inferno.O mendigo também morreu, mas foi para o paraíso. “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo”. Lucas 16.22-24.)

Nenhum deles está dormindo.Todos estão acordados e conscientes. Jesus não usaria uma inverdade como pano de fundo de uma história. Isso aponta para o destino final de cada um de nós após a morte: Conscientes e já no lugar determinado por Deus.


a) Precisamos crer que Cristo virá buscar, arrebatar a Sua igreja. “ E
eu .. voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.” (João 14.2-3  São palavras textuais de Jesus; e tambem: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.” (Lucas 21.33)

b) “Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro...” (1ª Ts 4.16)
Isto é: os corpos dos que morreram firmes na fé no Senhor Jesus.

c) “
Depois nós, (que estivermos vivos)seremos transformados.(1ª Co. 15.52) Teremos um encontro com todos os nossos amados que já se foram “e então seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. (1ª Ts. 4.16-17)

d) Os perdidos só ressuscitarão mil anos após os salvos terem ressuscitado e então serão julgados perante o Grande Trono Branco lançados no lago de fogo e enxofre. “ O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20:5,12-15)

Home  |  Voltar

ESPAÇO DA

FAMÍLIA

» Saiba Mais   

Menu de Navegação

Home        |        Quem Somos        |        Estudos Bíblicos        |        Bíblia Online        |        Pedido de Oração        |        Entre em Contato

 

Palavra Pré Existente

Site: www.palavrapreexistente.com.br

Telefone: + 55 (71) 3016-9400

E-mail: contato@palavrapreexistente.com.br

WEBSID Internet

Acesso Restrito | Webmail