PÁGINA PRINCIPAL

         

 
CONSULTÓRIO BÍBLICO E TEOLÓGICO

Pergunta Nº 24 - Porque uma pessoa tem que batizar primeiro para depois tomar a ceia do Senhor? Existe base bíblica para isso?

 

Bispo Sebastião Elias

 

Pergunta:

Bispo Elias:

Porque  uma pessoa tem que batizar primeiro para depois tomar a ceia do Senhor? Existe base bíblica para isso? Marcos Ramos – Nova Iguaçu. Rio de Janeiro.

 

Resposta: 

Seja bem-vindo Marcos, e obrigado por acessar o nosso site.
 

Existe SIM.

1) A matriz do cristianismo  foi o judaísmo. O Antigo Testamento era a flor, o Novo Testamento é o fruto.A igreja do Antigo Testamento, (a Karral (Hb) povo de Deus) serviu de modelo para a (Ekllesia (Gr) igreja de Deus) em o Novo testamento.

Quando o bebê, cristianismo,Nova Aliança nasceu,o berço e tudo mais já estava preparado.

a) Havia um povo monoteísta (os judeus)

b) Havia um livro Sagrado com preceitos justos. O AT

c) Havia um hinário para o povo cantar. Os salmos.

d) Havia uma organização eclesiástica.Sinagoga, Sacerdotes,escribas e Anciãos,em cada cidade,em cada tribo, em cada família e em toda nação.

2) Ao organizar a nova sociedade que o fundador,Jesus, chamou de  “minha igreja” (Mateus 16.18.)Ele mesmo escolheu os 12 dirigentes, a quem denominou de “Apóstolos” (Lucas 6.12-13) e todos eram judeus. Foi com esses novos líderes, todos batizados por João o batista, que o fundador da nova Aliança, a Igreja, celebrou a primeira ceia, (sòmente com eles) .Certamente tanto o fundador como os novos dirigentes aprenderam e puseram em prática  os ensinos da matriz, a igreja judaica onde só podiam fazer parte do Concerto entre Jeová e Abraão e, desfrutar de seus benefícios, somente os circuncidados, isto  é em aliança. Deus exigiu que todo o filho judeu fosse circuncidado no oitavo dia após seu nascimento (Gên 17.9-12; Lev 12.3). O termo hebraico para circuncisão é berit, que significa «aliança». Portanto, a circuncisão era um sinal e selo do concerto, que Jeová Deus fez com Abraão e seus descendentes. E demonstrava que Yahweh era o Seu Deus. Os estrangeiros que desejassem entrar em comunhão com o povo de Israel e com o Seu Deus, bem como celebrar a Páscoa e participar de outras bênçãos, tinham que submeter-se a este rito de iniciação, a circuncisão, qualquer que fosse a sua idade (Gên 34.14-17,22; Êx 12.48)

O Batismo é o rito de iniciação na nova Aliança,a igreja, e identificação com Cristo, portanto para participar da comunhão com Cristo na ceia precisa ter confessado publicamente a Cristo através do batismo.  Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?”(1ª Coríntios 10.16)

 Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela  paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.”(1ª Coríntios 15.4)

Home  |  Voltar

ESPAÇO DA

FAMÍLIA

» Saiba Mais   

Menu de Navegação

Home        |        Quem Somos        |        Estudos Bíblicos        |        Bíblia Online        |        Pedido de Oração        |        Entre em Contato

 

Palavra Pré Existente

Site: www.palavrapreexistente.com.br

Telefone: + 55 (71) 3016-9400

E-mail: contato@palavrapreexistente.com.br

WEBSID Internet

Acesso Restrito | Webmail