PÁGINA PRINCIPAL

         

 
MENSAGENS E REFLEXÕES

VOCÊ É UM DISCÍPULO DE JESUS CRISTO?

 

Bispo Sebastião Elias

 

VOCÊ É UM DISCÍPULO DE JESUS CRISTO?

“...ide, fazei discípulos de todas as nações...” (Mateus 28.19) Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (João 13.35)
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11.28-30).



O QUE É UM DISCÍPULO DE JESUS?

A vida cristã é um processo contínuo de aprendizagem (João 6.45, Mateus 28.18-20) e o discípulo é um aluno. Mas no contexto do Novo Testamento, tem um sentido um pouco diferente. Nos dias de Jesus, havia mestres ou professores e alunos ou discípulos. Porém, não ficavam sentados em sala de aula como hoje mestre ensinava em termos bem práticos. Ele andava com os seus alunos. Ele mostrava como fazer as coisas. Por isso, muitas vezes, a palavra discípulo na Bíblia é traduzida por seguidor. Assim fazia Jesus. Cremos que a palavra, que melhor traduz este relacionamento seria “aprendiz”. Imagine, um bom cabeleireiro e seu aprendiz. O “mestre”, neste caso, diz ao seu aprendiz como usar certas ferramentas, como consertar certos problemas. O aprendiz escuta, observa o professor fazendo, e depois pega as ferramentas e procura imitar o trabalho do seu mestre. Ele é um discípulo do cabeleireiro. “Discípulo” é o termo mais usado nos evangelhos para descrever os seguidores de Jesus - 269 vezes.
Nós somos os alunos,e Jesus o professor.

Jesus nos ensina como viver, ser, fazer e ensinar. Nós aprendemos fazendo.
A sala de aula fica em todo lugar, e o tempo todo estamos em aula. O método de ensino é falando e praticando (“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!)(Filipenses 2.3-8) 
E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.”(2ª Coríntios 3.18)

Não é um melhoramento moral, nem um sistema mecânico ou psicológico nem o poder do pensamento positivo, mas o conhecer e obedecer a Cristo, o alvo do discípulo. “ Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”(João 17.3) o discípulo precisa ser como ele é “ para serem conformes à imagem de seu Filho,” (Romanos 8.29).
Aprendemos a nossa lição quando estamos praticando aquilo que ele nos ensinou.Quando nos tornamos cristãos, nos matriculamos na Escola de Jesus e somos considerado um discípulo, então passaremos o resto da vida aprendendo dele. Nunca nos formamos.



O PREÇO DE SER DISCÍPULO

Para ser discípulo de Jesus, você tem que pagar a matrícula cujo preço é alto! Juntamente  com as bênçãos vêm as responsabilidades, e como filho do Rei dos reis, o cristão,tem a responsabilidade de ser digno da sua família. Sobre a vida do discípulo, Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9:23). São quatro os princípios dessa passagem que devemos saber e praticar:

Negue-se a si mesmo” O cristão é escravo de Cristo, seu dono, não tem mais vontade própria, mas a vontade do seu Mestre e Senhor. Não devemos mais satisfazer os desejos da carne nem ceder à tentação. Com as mesmas armas que estão disponíveis para nós combater-mos o pecado, Jesus enfrentou a tentação e venceu totalmente. “Antes foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4.15).

Tome a sua cruz” A palavra “cruz” nesta passagem não significa uma medalha que a pessoa pendura no pescoço, nem um símbolo do cristianismo nem tortura e sofrimento. A idéia no primeiro século, quando Jesus falou estas palavras, foi para morrer a si e a seus interesses - ser morto com relação ao mundo e seus pecados. Morrer para sua velha vida, é poder dizer como Paulo, “Estou crucificado sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” (Gálatas 2:19, 20)

Siga-me” Jesus é o segredo da nossa força -. É Ele quem nos dá força para suportar as coisas difíceis da vida. É Ele quem guia nosso caminho! Ele nos dá êxito na tentação (1 Coríntios 10. 13). Devemos segui-Lo para a vida eterna (João 14:6). Ser cristão não significa apenas deixar de pecar, e sim, colocar Jesus e sua palavra em primeiro lugar em sua vida, seguindo a Ele e imitando a Ele em tudo.
“Dia a dia” Fazemos esta decisão de negar a nós mesmos e tomar nossa cruz, pela primeira vez, no dia que abraçamos a Cristo como nosso Salvador e Senhor. Mas aquele dia já passou e hoje é um outro dia! Todos os dias temos que fazer a decisão de seguir a Cristo de novo! Só assim temos a certeza de que somos Discípulos- cristãos- e que temos todas as bênçãos de Deus.

Home  |  Voltar

ESPAÇO DA

FAMÍLIA

» Saiba Mais   

Menu de Navegação

Home        |        Quem Somos        |        Estudos Bíblicos        |        Bíblia Online        |        Pedido de Oração        |        Entre em Contato

 

Palavra Pré Existente

Site: www.palavrapreexistente.com.br

Telefone: + 55 (71) 3016-9400

E-mail: contato@palavrapreexistente.com.br

WEBSID Internet

Acesso Restrito | Webmail