PÁGINA PRINCIPAL

         

 
MENSAGENS E REFLEXÕES

CARACTERISTICAS DE UM DISCIPULO

 

Bispo Sebastião Elias

 

IBCA-SEDE-EBD 7/7/13

 

Características de um discípulo

 

As principais marcas do caráter de Jesus, quem nos ensina é Ele mesmo, ordenando aos Seus discípulos que O imitem: amor a Deus, renúncia, obediência, andar em amor, frutos, humildade, serviço.

 “... Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

(2ª Timóteo 1.7 )

A meta do discípulo é se tornar semelhante a Jesus tanto em Seu caráter quanto em Suas obras. Jesus não nos pede pra fazer nada que Ele também não tenha feito e que Ele não queira continuar fazendo através de nós. O chamado Dele é como Sua graça e misericórdia, urgente e radical.

Nossa tarefa é fazer discípulos, mas ninguém pode cumprir esta ordem de Jesus se primeiro não se tornar um discípulo.Só discípulos geram discípulos.

 

1. Amar a Deus sobre todas as coisas

“Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:26 NVI) Mateus 10:37

Jesus cumpriu as palavras da Antiga Aliança que nos ensinam a amar a Deus acima de

tudo.(Deuteronômio 6:5; Marcos 12:30,31)

Desta característica dependem todas as outras. Na verdade, ela é o resumo de todas as outras. Isso não significa deixar de amar a todos e a tudo, mas sim amar mais a Jesus. Na medida em que o meu amor por Jesus cresce, cresce também o meu amor pelas vidas ao meu redor, pela minha família e por mim mesmo.

Após ressuscitar, Jesus esteve com o Seu discípulo Pedro, que o havia traído; e fez esta pergunta a ele por três vezes Pedro, você me ama? João 21:14-17

. É a decisão de amar a Jesus que restaura e caracteriza a caminhada de um discípulo.

O discípulo ama ao Mestre e isto o ajuda a escolher e decidir-se pelo Reino de Deus quando é bombardeado por seduções e valores terrenos. Amar a Deus acima de todas as coisas impede que o discípulo tenha ídolos em seu coração. Um ídolo é algo que toma o lugar de devoção e governo da minha vida. Este lugar pertence Àquele que é o meu Senhor, pois me comprou com o Seu sangue, para o Seu Reino. Amar a Deus acima de todas as coisas é confiar Nele a ponto de se submeter e obedecer incondicionalmente.

O discípulo é um adorador de Jesus! A essência da adoração é o amor, a entrega, o serviço. Assim, todo discípulo é um adorador e todo adorador precisa tornar-se um discípulo.

 

2. Renúncia

Jesus usa expressões fortes quando nos chama ao discipulado. Peça ao Espírito Santo iluminação para você assimilar corajosamente os textos abaixo.

(Lucas 14:25-33; Mateus 10:37-39;16:24-26;  Marcos 8:3-35;Lucas 9:23,24;João 12:24-26)

São expressões muito fortes proferidas  pelo Mestre:

renunciar; tomar a cruz; perder a sua vida; negar- se a si mesmo; morrer”.

E Ele declara várias vezes que, se não for assim, “não pode ser meu discípulo”! Jesus está falando sobre arrepender-se e decidir pelo Senhorio Dele. A proclamação e o ensino claro e radical de Jesus é motivado pela

gravidade do pecado e a necessidade que temos de arrependimento e conversão do caminho da independência de Deus.

Renunciar, negar a si mesmo, perder a vida; são expressões que nos chamam a entrar no Reino de Deus pelo novo nascimento e pela fé no Evangelho de Jesus. O chamado à salvação é taambem um chamado ao discipulado. O novo nascimento nos introduz à vida de discípulos de Jesus.

O que Preciso renunciar?

Preciso renunciar àtudo  aquilo de que me arrependi.  Ao pecado, à desobediência, à independência de Deus,à sua vontade para cumprir à boa, perfeita e agradável vontade do meu Senhor, que é “perder a vida”. Essa renúncia é tomar a cruz. Quem decide assim. “acha sua vida”!

Veja o que é tomar a cruz: Gálatas 2:19,20 e 5:24; Colossenses 3:1-5; Romanos 6:4-6

Em quais aspectos e áreas de minha vida eu ainda não estou caminhando como um discípulo? De que preciso me arrepender, renunciar e tomar a minha cruz para achar a vida do Cristo ressurreto?

3. Obediência à Palavra de Deus

 “Tendo dito essas coisas, muitos creram nele. Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês".

"Abraão é o nosso pai", responderam eles. Disse Jesus: "Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras que Abraão fez.

Mas vocês estão procurando matar-me, sendo que eu lhes falei a verdade que ouvi de Deus; Abraão não agiu assim.

Vocês estão fazendo as obras do pai de vocês". Protestaram eles: "Nós não somos filhos ilegítimos. O único Pai que temos é Deus". Disse-lhes Jesus: "Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo. "Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade” (João 8:30-44)

Para vivermos como um discípulo de Jesus, não basta apenas crermos sem obediência e

sem arrependimento.Se permanecermos –em obediência; perseverança – na palavra, no ensino de Jesus, somos realmente Seus discípulos. É requerido a todo discípulo, estar sob o governo do Reino de Deus. Não basta achar Suas palavras bonitas. O conhecimento e a prática da Palavra de Deus devem ser claros na vida dos discípulos.

 

4. Dar frutos

“Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que

quiserdes, e vos será feito.Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos... Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (João 15:7-8,12)

Dar frutos é reproduzir a vida de Jesus em nós e em outras vidas.É ser um gerador, um consolidador e um pai espiritual. Um discípulo tem que permanecer na Videira que é Jesus. Assim a seiva, a vida Dele, flui em nós e podemos dar fruto que permanecerá. Permanecemos Nele por meio da obediência à Sua Palavra, do amor, da adoração, da oração e da comunhão com os irmãos e com a Igreja.

5. Humildade e Serviço

” Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,

e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”(Fp 2.5-11)

 

Jesus, abrindo mão de sua glória e vivendo como homem, deu-nos o maior exemplo para sermos Seus discípulos. O Deus eterno se fez um servo humilde. Como líder, Ele lavou os pés dos Seus discípulos e nos enviou para sermos como Ele. Servir é uma doação de amor ao Senhor e ao próximo. É Deus quem

exalta os servos humildes.O caminho para um discípulo crescer em autoridade e honra é a humildade e o serviço.

Os nossos bens, dons, ministérios, e talentos, são pra servir ao Reino de Deus.Leia os textos abaixo como um verdadeiro discípulo de Jesus: (Mt.20:25-28 23.11,12; Mc 9.33-35; Jo 12.26 13.12-15; Gl 5.13)

 “O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor.”

“Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor.”Mateus 10:25,26

 

 

Fontes:

WWW.palavrapreexistente.com.br

www.igrejadaconquista.com.br/

sebastiãoelias@hotmail.com

Home  |  Voltar

ESPAÇO DA

FAMÍLIA

» Saiba Mais   

Menu de Navegação

Home        |        Quem Somos        |        Estudos Bíblicos        |        Bíblia Online        |        Pedido de Oração        |        Entre em Contato

 

Palavra Pré Existente

Site: www.palavrapreexistente.com.br

Telefone: + 55 (71) 3016-9400

E-mail: contato@palavrapreexistente.com.br

WEBSID Internet

Acesso Restrito | Webmail