PÁGINA PRINCIPAL

         

 
MENSAGENS E REFLEXÕES

ANTECESSORES DO PAPA

 

Bispo Sebastião Elias

 

       

                     ANTECESSORES DO PAPADO

                                                                      Bp.Elias

O imperador pagão Constantino, inventou convocou, e fez o discurso de abertura, do primeiro Concílio Ecumênico da Igreja, o Concílio de Nicéia,325 dC. Constantino estabeleceu o que seria discutido, e desempenhou um papel preponderante em uma boa porção de vários concílios. 500 anos mais tarde Carlos Magno faria o mesmo. Durante os primeiros 1000 anos de igreja cristã, o bispo de Roma não foi reconhecido como cabeça da Igreja, e sim os imperadores que convocavam os concílios, presidiam e determinavam os temas de discussão.                                                                    Constantino, apesar de sua propalada “conversão” a Cristo, continuou pagão sem renunciar à sua lealdade aos deuses pagãos. o altar pagão de Vitória,e o das virgens Vestais; e do deus-Sol,continuaram  no Senado. Ele só foi batizado pouco antes de sua morte, e mesmo assim, por um sacerdote herege ariano. Eusébio. O historiador Wlll Durant nos declara que durante toda sua vida “cristã” Constantino usava tanto os ritos pagãos como os cristãos e continuava a confiar em “fórmulas mágicas para proteger as colheitas e curar doenças”                                      (Will Durant, The Story of ivilization (Simon and Schuster, 1950), Todos os pleiteadores do seu trono, foram assassinados, incluindo um sobrinho e um cunhado e  seu próprio  filho Crispo, que  sua “conversão” ao cristianismo foi, uma astuta manobra política como sugerem os historiadores. O padre  Philip Hughes historiador, escreve: “Em seus atos, Constantino permaneceu até o final de sua vida o mesmo pagão de sempre. Seus ataques de fúria, sua crueldade que, não poupava nem a vida de suas esposas e filhos, são... um desagradável testemunho da sua falta de conversão” (Philip Hughes, A History of the Church (London, 1934)                                                                                            

Constantino II, Constâncio II e Constanço, os três filhos “cristãos” de Constantino depois da morte de seu pai, ficaram com a posse de suas regiões separadas do império  após  um terrível massacre da família. A “cristianização” do Império atingiu um patamar ainda maior através deles. ESTES, e não o apóstolo Pedro, foram os antecessores dos atuais papas romanos.                                                                                                                                                    

Conforme já falamos Constantino convocou, estabeleceu o que seria discutido, fez o discurso de abertura e desempenhou um papel preponderante no primeiro Concílio Ecumênico da Igreja, o Concílio de Nicéia,325dC como faria Carlos Magno, 500 anos mais tarde. Tendo em vista que os imperadores convocavam os concílios, não é estranho que nenhum dos concílios realizados nos primeiros 1000 anos da história da igreja tenha reconhecido o bispo de Roma como cabeça da Igreja.

Os papas imitaram os imperadores pagãos, de quem herdaram sua posição e poder e por isso esqueceram a recomendação de Jesus a seus discípulos: “Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve (Lucas 22.25-26)

A posição autoritária dos rabinos nos dias de Jesus são condenadas. nas palavras dirigidas aos líderes da religião judaica.:“Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens. Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus...”Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia... por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade” (Mateus 23.6-9; 27-28). 

(Fontes:www.Palavrapré-existente.com.br)                                                                (www.chamada.com.br)

 

 

Notas

1.    Austin Flannery, O.P.,

Home  |  Voltar

ESPAÇO DA

FAMÍLIA

» Saiba Mais   

Menu de Navegação

Home        |        Quem Somos        |        Estudos Bíblicos        |        Bíblia Online        |        Pedido de Oração        |        Entre em Contato

 

Palavra Pré Existente

Site: www.palavrapreexistente.com.br

Telefone: + 55 (71) 3016-9400

E-mail: contato@palavrapreexistente.com.br

WEBSID Internet

Acesso Restrito | Webmail